segunda-feira, 24 de junho de 2019

COMPACTAÇÃO DO SOLO

 A compactação é o aumento da densidade do solo e a redução da sua porosidade que se dá quando ele é submetido a um grande esforço ou a uma pressão contínua. Isso acontece, por exemplo, em função do tráfego de tratores e máquinas agrícolas pesadas, do pisoteio do gado sobre o campo ou do manejo do solo em condições inadequadas de umidade. Além disso, certos tipos de solo são mais vulneráveis à compactação.


ÁGUA NO SOLO

Solos compactados tem menor capacidade de retenção de água.
Em períodos de chuvas, podem ocorrer mais enxurradas.
Em períodos de estiagem, sofrem primeiro com a falta de água.


RAÍZES

A compactação dificulta o desenvolvimento de raízes, resultando em menor desenvolvimento radicular e mais energia usada pela planta.
Com menor sistema radicular, ocorre menor absorção de nutrientes e menor exploração de água no solo.

DOENÇAS

Os solos compactados tem menor capacidade de aeração. As plantas ficam mais expostas a doenças, principalmente nas raízes.
Existem relatos de relação de compactação com maior incidência de diversas doenças e também de nematóides.


 Fernando Gustavo dos Santos
Engenheiro Agrônomo
Consulto em Solos e Nutrição de Plantas 
fgs.agronomo@gmail.com
+595 984 146340
San Alberto Paraguay.


sexta-feira, 21 de junho de 2019

Entrevista Sobre a Importância da Calagem para as culturas agrícolas

O Portal Agronômico entrevistou o Engenheiro Agrônomo, Fernando Gustavo dos Santos sobre o tema da calagem.


 Com vasta experiencia na área solos e nutrição de plantas ele traz nesta breve entrevista alguns conceitos básicos da importância da calagem para solos agrícolas









  • Portal Agronômico.  

Calagem do solo, por que ela é importante ?

  • Fernando Gustavo dos Santos Engenheiro Agrônomo. 
 Bom vamos falar sobre a complexidade dos solos e como podemos deixá-lo pronto para receber as sementes e transformá-las em uma produção, que agrade tanto os produtores quanto seu consumidor final. Esta complexidade do solo envolve os conhecimentos químicos do produtor ou de seus técnicos.Cada região apresenta diversidade de solos e de tratamentos. Alguns tipos de solos, e também os métodos utilizados no campo, podem inviabilizar a atividade agrícola. Neste sentido é que verificamos a importância da calagem do solo. Com ela podemos modificar as propriedades do solo o deixando produtivo para receber os cultivos.


  • Portal Agronômico.

Como se realiza processo da calagem do solo?

  • Fernando Gustavo dos Santos Engenheiro Agrônomo. 
O processo de calagem do solo prevê a correção de sua acidez durante o seu preparo. Com a aplicação do calcário ou cal virgem é possível neutralizar essa acidez. Esta característica pode ser natural, conforme as regiões e seus climas característicos, ou ser causado por algum processo produtivo.
No Brasil, cerca de 20% dos solos apresentam naturalmente esta acidez. Mas a calagem do solo é realizada em todas as regiões do país, já que a falta de reposição de nutrientes e a utilização de fertilizantes com caráter ácido, principalmente os amoniacais e a ureia, fazem com que o solo fértil perca suas características naturais e se torne inviável para produção.
  • Portal Agronômico.

Existe diferenças nos procedimentos?

  • Fernando Gustavo dos Santos.

O calcário utilizado também tem características diferentes dependendo da correção que o produtor quer para seu solo. Ele pode conter mais ou menos magnésio.

No Brasil há três recomendações de calagem do solo. Elas serão utilizadas dependendo das deficiências do solo e das necessidades de produção. Podem ser feitas a Neutralização do alumínio, a Solução tampão ou a Saturação por bases.

Há ainda diferenças no período em que a calagem do solo é realizada. Ela deve ser realizada com um tempo mínimo anterior às plantações, já que há a necessidade deste tempo para o calcário reagir quimicamente no solo. O calcário necessita de umidade para reação. Este tempo varia de acordo com o cultivo a ser plantado.
  • Portal Agronômico
Quais os benefícios da correção do solo?
  • Fernando Gustavo dos Santos

São inúmeros os benefícios visualizados com a correção do solo. As reações químicas resultam na maximização dos efeitos dos fertilizantes, na aceleração da decomposição de resíduos, que faz aumentar a matéria orgânica encontrada, e o consequente aumento da produtividade. Dependendo da cultura, este aumento da produtividade pode variar de 15 a mais de 50%.
A redução dos componentes químicos prejudiciais às plantas, a melhora da aeração e da circulação da água, e um maior desenvolvimento das raízes das plantas são mais alguns dos benefícios da calagem do solo.
  • Portal Agronômico
Custo desta pratica para o produtor ?
  • Fernando Gustavo dos Santos

Comparado aos benefícios, os custos da calagem do solo no Brasil se apresentam baixos. Somando menos de 10% do custo da produção. Isto se deve ao calcário ser encontrado em abundância no Brasil.
Vimos com este post a importância de se realizar a calagem do solo. Mas devemos ressaltar que este procedimento requer estudos anteriores para ser realizado. Com amostragem do solo, é possível verificar suas deficiências e necessidades. Se bem aplicado ele pode trazer inúmeros benefícios.
Podemos citar algumas áreas do país, como o Cerrado brasileiro. Foi por meio da calagem do solo que se iniciou a atividade agrícola por lá.


Contato.
Fernando Gustavo dos Santos
Engenheiro Agrônomo, consultor e palestrante.
Formado em Bandeirantes
no Parana Brasil, atuando desde 2007 no Paraguay.
🚨🚨👉  fgs.agronomo@gmail.com
Whatsapp👇
https://wa.me/595984146340 
San Alberto Paraguay.




Quem sou eu

Minha foto
Eng. Agrônomo, dedicado a consultoria, focado em levar seus clientes a obter altas produtividades e o emprego racional e assertivo dos insumos, para atingir a maior lucratividade possível!

Arquivo do blog

Produção mundial de alimentos terá de ser ampliada em 80% até 2050, diz a FAO em Fórum da Abag

Produção mundial de alimentos terá de ser ampliada em 80% até 2050, diz a FAO em Fórum da Abag Esse aumento deverá ocorrer com forte par...